O Coworking (ou Co-working) é uma tendência de mercado, baseada no modelo de trabalho de compartilhamento de espaços e recursos de escritório, reunindo profissionais que trabalham em diversas áreas e segmentos, que normalmente são profissionais liberais, autônomos e usuários independentes. Trata-se de uma verdadeira revolução que tem alterado a forma com que pequenas empresas, profissionais freelancers e autônomos se relacionam entre si, com seus fornecedores e clientes. Um dos principais benefícios do coworking é a redução de custos com aluguel de espaço físico, contratação de funcionários e pagamento de impostos.

Sou usuária do Tropos Coworking, localizado em Salvador-BA, e fiquei muito feliz por saber que poderia contar com um espaço como esse aqui na minha Cidade. Depois que tomei a decisão de trabalhar em casa (Home office), sofri muito, principalmente com a solidão e o isolamento, fato que foi resolvido com o uso do espaço compartilhado. Tenho conhecido pessoas, profissionais de áreas afins, trabalhado bastante o network, e hoje vejo o coworking, como um estilo de vida, uma nova maneira de enxergar o trabalho e o mundo.

Além de muitas vantagens de se trabalhar em um ambiente compartilhado, listo abaixo uma série de benefícios que tornam o custo do Coworking  muito mais atrativo do que considerar a ideia de ter uma empresa física:

  • Recepção: O espaço disponibiliza funcionários para dar apoio administrativo à clientes e coworkers.
  • Sala de reuniões: Salas climatizadas, mobiliadas, equipadas com ramal telefônico, data show, para realização de reuniões ou encontro de negócios. Garantia de tranquilidade, privacidade, apoio administrativo e serviço de copa.
  • Endereço comercial e Fiscal: Fornecimento de endereço para recebimento de correspondências e número de CGC para abertura de empresa.
  • Copa e apoio administrativo: Serviço de água, café ou chá. Apoio administrativo com recebimento e transferência de ligações e impressão de documentos.
  • Espaços com mesas amplas e estações com tomadas, interruptores e rede WIFI.
  • Espaço ao ar livre com mesas para almoço, lanches e reuniões.
  • Gastrô-bar
  •  Jardim Vertical

Vale muito a pena conhecer e compartilhar o espírito do Coworking!