O São João é a festa que mais amo, posso dizer até que gosto mais do que o carnaval!
Embora seja uma data comemorada em todo o Brasil, aqui no Nordeste as festas juninas ganham uma expressão muito maior. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Além de trazer muita animação e alegria, as festas juninas aquecem significativamente a economia, tanto para o comércio formal, como para o informal.
Muitos turistas escolhem essa época para visitarem as nossas Cidades, querendo aproveitar as comemorações. Hotéis, comércio e casas de eventos aumentam muito os seus lucros e geram muitos empregos. Embora a maioria dos turistas sejam brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos visitantes de todos os cantos do mundo, que chegam aqui para acompanhar de perto as nossas festas.

Ah, e as comidas típicas? Amo todas à base de milho: pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho e também outras delícias como: arroz doce, bolo de amendoim, cocada, pé-de-moleque, paçoca, quentão, vinho quente…”É de dar água na boca, quando eu olho pra você…” O São João também é marcado pelas fogueiras e fogos, que servem de cenário para as famosas quadrilhas, e pelas roupas coloridas e alegres.

Sim, o meu objetivo é fazer uma propaganda deliciosa do nosso São João e falar um pouco do Marketing Digital nesse cenário. E o que o Marketing Digital tem a ver com as festas juninas? TEM TUDO A VER!

Fiz algumas pesquisas no Google e compartilho com vocês as programações de São João das principais Cidades do Nordeste, e também de aplicativos disponíveis:

 

Campina Grande e Caruaru disputam eternamente o título de “Maior e Melhor São João do Mundo”, com uma programação ininterrupta de 30 dias de festa. Adoro as duas, e não me arrisco a dizer qual a melhor, mas sem dúvidas são festas significativas que movimentam expressivamente a economia e o turismo da Paraíba e de Pernambuco.

Vi também um vídeo de uma campanha (Flash mob) realizada em um supermercado, que simplesmente adorei. É super simples, mas consegue mostrar o significado dessa festa tão amada e querida, em especial pelos nordestinos. Não gostei muito do final, acho que poderia ser mais elaborado e vender a marca de uma forma mais sutil, mas ainda assim, adorei o clima de São João!

Aplicativo Campina Grande
Aplicativo São João Bahia

Finalizo afirmando que o São João, além de maravilhoso, merece atenção especial dos profissionais de Marketing Digital, que podem através da tecnologia divulgar todo o potencial e importância dessa festa tão rica e tradicional, e potencializar ainda mais os resultados fiinanceiros dessa época junina. E agora, vamos curtir o São joão?