Marketing Digital, muito além das redes sociais

A crescente busca das empresas, profissionais liberais e start-ups pela implementação de uma estratégia de Marketing Digital de sucesso tem esbarrado, em muitos casos, numa visão simplista do que podem vir a realizar. Muitos pensam que a presença online se resume a possuir perfis em redes sociais e, quando isso acontece, perdem-se inúmeras oportunidades de negócios.

Imagine que você tem uma pequena loja em sua cidade e oferece um serviço diferenciado, mas que tem se mostrado pouco apelativo para mídias sociais. Uma oficina mecânica para mulheres, por exemplo. Já pensou em como as pessoas chegam até você? Seria pela busca do Facebook? Ou você é um expert em um assunto e várias pessoas te buscam pedindo dicas? Você, então, além de atuar em serviço na oficina, também decide dar aulas sobre a temática. O melhor seria, de fato, ter apenas um feed organizado no Instagram?

No primeiro caso, as respostas para vendas reais podem estar em um bom posicionamento no Google, ou um site que tire dúvidas de suas clientes – sem, necessariamente, focar na venda de uma troca de pneus. Já para a carreira de professora pode estar perdendo clientes não só em sua cidade, mas em todo o Brasil, se não apostar em uma plataforma de cursos online, como o Hotmart, por exemplo.

E nem falamos do que pode ser feito em Aplicativos, YouTube,etc.

O novo consumidor e o Marketing Digital

Outro entrave ao sucesso na presença digital das empresas é o total desconhecimento do perfil do consumidor atual. Veja que, nos parágrafos anteriores, as soluções pensadas giram em torno de geração de valor. Porque antes mesmo de decidir fechar negócio, o novo consumidor busca muito mais que preço, design ou qualidade. Ele quer ter seu problema resolvido por uma empresa pela qual sinta empatia. O business deve ter propósito, compromisso social, inspiração, entre outros atributos.

Quem mais vende, hoje, é quem estabelece um relacionamento com seu público. Se antes, o marketing era focado na diferenciação do produto, hoje, com o acesso cada vez maior da internet por parte da população, o objetivo das marcas é – antes da venda – se relacionar com seu consumidor. É preciso ouvi-lo e entendê-lo; para, a partir daí, oferecer seus produtos e serviços.

Esmiuçando o Marketing Digital

Foi pensando em alertar as empresas da atualidade, por vezes perdidas entre tantas opções e novas percepções do consumo 3.0, que criei a palestra “Marketing Digital não é só rede social!”. Nela, falo da evolução do marketing e das mídias; as diferenças entre o marketing tradicional e o digital; da relação do consumidor com as marcas através das novas mídias e, principalmente, como ter resultados nos negócios através da Internet.

O meu objetivo é abrir a mente do empresário e empoderá-lo, desenvolvendo nele as habilidades e conhecimentos necessários para estar presente de maneira eficaz na Internet. Meu maior desejo é que esse empreendedor tenha mais autonomia ao fazer seus investimentos e saiba, inclusive, como identificar os melhores profissionais de Marketing Digital que irão auxiliá-lo nas suas metas.

Numa fala de 40 a 90 minutos, traço um panorama da comunicação atual; apresento cases de sucesso; e mostro como é possível ter resultados e melhorar a sociedade, ao mesmo tempo, através de uma estratégia correta de atuação na web. Porque é isso: acredito fortemente na educação digital como o caminho para uma sociedade cada vez mais próspera e colaborativa.

O Marketing Experto atende clientes em Salvador, Petrolina e Vale do São Francisco!