O Linkedin é uma rede social PROFISSIONAL, que atualmente conta com mais de 400 milhões de usuários. É voltada especificamente para contatos profissionais, e é uma valiosa ferramenta, muito útil tanto para quem procura uma colocação no mercado de trabalho, como também para empresas e profissionais que recrutam candidatos para vagas de emprego.

Um perfil correto no LinkedIn pode aumentar a visibilidade, melhorar a presença na Web e fortalecer a sua marca global profissional. Para facilitar a compreensão, pense nessa ferramenta como o seu currículo online, que contém todas as suas informações profissionais, com um toque de personalidade e que está conectado com empresas e pessoas em todo o mundo, com as quais você teve, tenha ou poderá ter um vínculo profissional.

Mas não pense em colocar o seu currículo no Linkedin SOMENTE quando estiver procurando emprego. Usar o LinkedIn estrategicamente irá ajudá-lo a se destacar e se valorizar profissionalmente, e mesmo que você esteja empregado, estará sempre atento às oportunidades e tendências de mercado.

Algumas dicas valiosas para aproveitar melhor os recursos do LinkedIn:

-Siga as empresas onde gostaria de trabalhar, potenciais parceiros ou até concorrentes;

-Nunca coloque a palavra DESEMPREGADO no seu perfil;

-Se estiver procurando emprego, participe ativamente (uma vez por dia, no mínimo) nas discussões, notícias ou artigos publicados (pense que o Linkedin é o facebook ou Instagram, e gaste o mesmo, ou mais tempo com ele);

TENHA POSTURA PROFISSIONAL: Lembre-se que o Linkedin é uma rede profissional, e só poste ou comente assuntos relacionados à sua competência profissional. Nada de posts engraçados, motivacionais, ofertas de venda e auto-promoção!

-Semanalmente, recomende as competências de alguém da sua rede de contatos LinkedIn;

-Quando convidar pessoas para a sua rede que não conhece na vida real, apresente razões para convite;

-Nunca lance uma discussão nos grupos LinkedIn que tenha o objetivo a venda de serviços;

-Importe os seus contatos de email para a sua conta;

-Lembre-se sempre, o objetivo do Linkedin não é rever amigos, ou encontrar novos, para isso existem inúmeras outras redes sociais e aplicativos;

Tenha em mente que o objetivo é única e exclusivamente PROFISSIONAL.

Acesse o link e veja o meu perfil profissional no Linkedin: www.linkedin.com/in/luanapntrindade

E então, está esperando o que para colocar o seu currículo no Linkedin e ser um profissional bem visto e desejado pelo mercado?

Valorize o seu Currículo!

Luana Trindade

Sou mãe, publicitária, empreendedora, entusiasta da vida, e perdidamente apaixonada por comunicação e marketing.

Formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing, compartilho aqui experiências e conteúdo relevante sobre marketing e educação digital, economia colaborativa e empreendedorismo. Sejam bem vindos!