Atualmente o Brasil  possui cerca de 93,2 milhões de usuários de redes sociais, bem mais do que o segundo colocado no ranking, o México (56 milhões de usuários), seguido de longe pela Argentina (21,7 milhões). O levantamento também prevê que mais de 260 milhões de pessoas acessarão aplicativos como Facebook, Twitter e Instagram na América Latina em 2016. (Fonte: consultoria eMarketer)

Em um país com tantos usuários ativos é possível afirmar que um perfil ou uma página corporativa com forte atuação nos meios online, sobretudo nas redes sociais, gera à qualquer tipo de negócio grande visibilidade e possibilidade de resultados. A Internet até bem pouco tempo atrás tinha uma função secundária nos negócios, hoje ganhou papel de destaque. As pessoas estão mais conectadas do que nunca e recorrem às redes sociais para quase tudo: quando desejam fazer críticas, elogios ou obter informações sobre as marcas de interesse.

Diante desse cenário, porque não dar mais atenção às estratégias online a fim de estabelecer com o público uma relação mais estreita? 

Mas infelizmente, uma coisa é fato: muitas empresas e profissionais ainda não enxergam o potencial da Internet, e não tem um plano de marketing digital, se recusando a investir nessa área. Muitos ainda preferem gastar rios de dinheiro em mídias convencionais, e menosprezam todo o potencial da Internet, outros acreditam que fazendo postagens e estando na rede, conseguirão ter resultados…     Um grande engano!

Para ter resultados é necessário ter uma boa Estratégia Digital que inclui: Presença Digital, Conteúdo de valor e Patrocínio de anúncios. Sim, é necessário investir, e de preferência contar com uma verba perene (durante todo o ano), sem pausas, para que efetivamente se construa um relacionamento com os seus clientes, e potenciais clientes.

Estamos falando de INVESTIMENTO. É necessário pagar para que a sua marca tenha visibilidade! Mas é muito importante lembrar que os custos com uma Estratégia Digital  são drasticamente menores do que os custos com qualquer outra mídia convencional (Rádio, TV, Revistas, Outdoors, etc), e que todo o alcance da comunicação pode ser fielmente medido, resultando em um excelente custo-benefício.

O Marketing Digital funciona melhor do que qualquer outro tipo de estratégia, pois os consumidores conseguem acessar a informação das empresas e mercados que lhes interessam a qualquer hora e lugar. Dessa maneira ficou muito mais fácil conquistar o seu público-alvo, já que o seu consumidor sempre estará online. A sua marca, se bem vista pelas pessoas, será curtida, compartilhada por milhares de pessoas, que estarão dividindo impressões sobre produtos que compraram e serviços que utilizaram, e também dirão se estão satisfeitos ou não. Por essa liberdade de expressão é que se torna extremamente importante dialogar com os seus consumidores, e trabalhar para oferecer o que eles querem e desejam.

Nesse processo não será apenas você que falará da sua marca, mas milhares ou milhões de pessoas. Se a sua divulgação for bem feita, até mesmo os formadores de opinião terão algo positivo a dizer sobre o seu produto ou serviço. E nesse processo, as pessoas começam a criar um vínculo com a sua marca que vai além do processo de venda. Marcas que usam as redes sociais com o objetivo de satisfazer o seu público, ganham potenciais aliados. Fãs satisfeitos se tornam divulgadores da marca, pois se sentem estimulados a falar positivamente sobre as suas experiências!

Contrate um profissional da área, tenha um Plano de Marketing Digital e uma verba para investir. Essa é sem dúvida a melhor maneira de ter sucesso e resultados nos negócios!

  • Das casas no Brasil possuem Internet 50%
  • População Brasileira acessa o Facebook mensalmente 45%
  • Acessos às redes sociais no Brasil são realizados através do celular 70%