Engana-se quem acredita que ter um site é uma questão opcional. Estar na Internet é uma questão vital para as empresas, assim como o fato de precisarmos de ar para respirar. Infelizmente muitos empresários  e profissionais ainda resistem a essa necessidade e continuam duvidando do poder da Internet e da necessidade de investir em um site.

Se você ainda não tem o seu site, entenda DEFINITIVAMENTE porque você precisa ter um!

1. Informações sobre o seu Negócio

Hoje a maioria das pessoas possui fácil acesso a Internet, e sem sombra de dúvidas é o melhor lugar para disponibilizar informações sobre a sua empresa e serviços. É fato que a maioria absoluta das pessoas utiliza a Internet e várias ferramentas digitais para pesquisar sobre praticamente TUDO. A primeira vantagem de possuir um site é que as suas informações ficam disponíveis 24 horas por dia, 07 dias por semana, a qualquer hora, sempre prontas para informar aos visitantes sobre os produtos e serviços, localização e novidades do seu negócio. Além do fato de você ter liberdade para trabalhar a informação da forma que quer e acredita, ao contrário das redes sociais, onde além de muitas regras, as informações não lhe pertencem.

2. Inspirar credibilidade  

Há pouco tempo atrás era muito difícil que uma pequena empresa pudesse concorrer com empresas de grande porte. Hoje, com a internet isso é possível sim! Se você possui um site bem projetado, com um bom design gráfico, navegação simples e informações bem redigidas, oferecendo informação de qualidade aos seus clientes, é muito provável que você consiga fechar negócio – mesmo quando comparada a uma empresa já conhecida. Um site bem elaborado passa a imagem de uma empresa bem posicionada no mercado, e inspira profissionalismo e organização.

Exemplo prático: Uma pequena empresa trabalha com Marketing Digital em Salvador – BA, e faz trabalhos de assessoria de Redes Sociais, e as concorrentes são grandes agências de publicidade. Agora, vamos supor que um empresário daqui acessa o site da pequena empresa e encontra todas as informações sobre como funciona a assessoria de Marketing, vídeos, textos, uma boa presença nas redes sociais e visualiza depoimentos de clientes satisfeitos. Vamos supor também que nos sites das agências concorrentes (de maior porte), ele consegue acessar apenas informações básicas do setor e não se sente seguro. Em qual das duas empresas você acredita que o visitante estará mais propenso a fechar negócio? Imagine o que aconteceria se a sua empresa não tivesse um site de qualidade?

3. Ser encontrado pelo Google
Quantas vezes você já pesquisou no Google e em outros mecanismos de busca sobre determinado produto ou serviço que você estava interessado? Com os seus clientes não é diferente. Tenha certeza que os seus clientes, antes de qualquer telefonema ou visita, pesquisam no Google sobre a sua empresa. Se não a encontrarem, vão buscar outras empresas com produtos e serviços similares que estejam nos resultados das pesquisas.

Exemplo prático: Suponha que a sua empresa é uma casa do bolo em Petrolina-PE. Um cliente em potencial está fazendo uma busca no Google à procura de um bolo de chocolate. Ao digitar na busca do Google: “bolo de chocolate Petrolina-PE”, o seu site aparece na página de busca como um dos primeiros resultados. Mesmo sem saber o nome da sua empresa ou o endereço do seu site, o internauta encontrou a sua empresa através de palavras-chave relacionadas ao seu negócio utilizando o Google. Imagine o que aconteceria se a sua empresa não tivesse um site de qualidade?

4. Manter um Relacionamento com os seus Clientes 
O site da sua empresa é o meio mais fácil, rápido e barato de manter os seus atuais e futuros clientes informados sobre tudo o que acontece. É possível divulgar promoções e ofertas, mudanças de endereço, novos produtoa e serviços, vídeos, conteúdo dinâmico (blog) e muito mais, tudo isso sem depender de custos extras para divulgação. E hoje os clientes desejam informação. Antes de fechar negócio, buscam a internet para obter o maior número de informações possíveis: modelo, cor, durabilidade, condições de pagamento, experiências de uso, competência técnica, indicações, reputação da empresa ou do profissional, entre outros.

5. Divulgar
Fazendo uso de ferramentas para linkar o site com as redes sociais e construir um relacionamento por e-mail, o site da sua empresa pode permitir que os visitantes compartilhem informações sobre os seus produtos e serviços diretamente do seu site para redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter (entre outras redes sociais). Também é possível adicionar links no formato “indique a um amigo” para qualquer pessoa possa divulgar as informações do seu negócio com agilidade.

6. Concorrer
Você já pesquisou os seus concorrentes no Google? Pois é, muitos deles com certeza já tem um site. Se a sua empresa não estiver presente na internet – com um site de qualidade – você está perdendo clientes para estes concorrentes.

6. Quebrar Barreiras Geográficas 
A internet não tem fronteiras. Um internauta fora da sua cidade ou até mesmo do seu estado pode facilmente encontrar o site da sua empresa no Google e entrar em contato para aquisição de determinado produto ou serviço.

7. Criar Banco de dados dos Visitantes 
Um site bem estruturado pode conter formulários de contato e outras ferramentas que permitam a um visitante entrar em contato com a sua empresa. Essas ferramentas, além de facilitar o contato do mesmo com o seu negócio, servem também como a porta de entrada para a montagem de um banco de dados segmentado de potenciais clientes, que podem receber posteriormente informativos ou mesmo e-mails promocionais com ofertas do seu negócio, fidelizando assim o seu público.

Convencido (a)? Precisa de mais motivos para se convencer do fato de que a sua empresa precisa ter um site na internet? E de que esse site precisa ter qualidade e estar bem rankeado no Google? Sem dúvida esse é o passo mais importante para implementar uma boa estratégia de Marketing Digital