Socorro! Diminuiram as minhas curtidas no Instagram

“Não tenho mais as mesmas curtidas! “As pessoas não me curtem mais”, “Estou perdendo meus seguidores”… essas são questões frequentes que afligem  muitas empresas e Influenciadores Digitais, principalmente aqueles que apostam TODAS as suas fichas no Instagram”

Começo esse  post falando em não ter curtidas apenas por uma questão de SEO (porque para ser relevante para o Google também existem muitas regras, mas esse é um capítulo a parte). Quando falei em não ter curtidas, o que realmente quis dizer é: EU NÃO TENHO ENGAJAMENTO, EU NÃO SOU RELEVANTE, e infelizmente esse é o desespero de muita gente hoje, que vive de negócios, e também dos que vivem de aparências nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Porque o engajamento das curtidas no Instagram está menor?

O principal motivo  é o excesso de informação que existe nas redes sociais. As empresas anunciam cada vez mais.
Junto a isso, milhões de profissionais, de todas as áreas, independente do ramo de atuação, investem tempo e energia nas redes, em busca de se tornarem referências na área em que atuam.

Todos querem curtidas no Instagram

A concorrência é muito grande: Artistas, Blogueiras, Influenciadores Digitais, Médicos, Mães, Pais, Filhos, Rebeldes, Marketeiros, Pastores, Padres, Autônomos, Coachings, Professores, Gays, Lésbicas, Trans, Brancos, Negros, Amarelos, Índios, Políticos, Homens, Mulheres, Crianças … (desculpem aqueles que não foram citados) a realidade é que Todos estão na Rede Social!

Mark Zuckerberg, o fundador e CEO do Facebook anunciou que seu desafio pessoal em 2018 é solucionar alguns problemas relacionados ao engajamento e marcas na rede. Apesar da super valorização da empresa, o engajamento na rede e a publicação de conteúdos pessoais está cada vez menor, enquanto temáticas negativas e fake news aparecem em crescimento. A preocupação com a experiência dos usuários passou a ser a prioridade da empresa.

Embora a rede tenha tentado acabar com esses problemas, as ações isoladas não surtiram o efeito esperado, por isso a empresa percebeu a necessidade de uma ação mais focada e direcionada para resolver o problema, já que ele envolve aspectos civis, morais e até mesmo de bem-estar.

Mas por que esse é o pesadelo dos Marketeiros e Influenciadores Digitais?

Aqui está a resposta:

Devido a todo esse cenário do Instagram e as mudanças nos algoritmos (que apesar de não serem anunciadas) já começaram a fazer efeito e diminuir o engajamento de todos os perfis, pessoais e de empresas.

O objetivo final é oferecer a melhor experiência aos usuários e ajudá-los a encontrar conteúdo relevante e interações sociais mais significativas.  A ideia é que você veja mais os seus amigos e familiares e menos propagandas. Ou seja, será cada vez mais difícil para pessoas e marcas aparecerem no feed dos usuários. A pergunta é: como eles conseguirão equilibrar essa equação se a cada dia eles querem $$$ vender mais anúncios?

Impacto para os perfis do Instagram

Você provavelmente já está sentindo o alcance, o número de seguidores, engajamento total (curtidas e comentários), e tempo de consumo dos conteúdos diminuírem. Isso é uma reação esperada pela empresa, mas não por nós usuários. No entanto, a expectativa é que a qualidade do engajamento aumente, unindo os melhores conteúdos e as pessoas mais interessadas. (E é nessa hora que é tão importante entender e investir em Marketing de Conteúdo!)

Você não vai parar de aparecer completamente do feed de seu público. Mas a partir de agora você vai precisar entender muito mais sua persona e seus hábitos dentro das redes sociais.

Conselho Experto

Plataformas como Facebook e Instagram são apenas emprestadas e construir uma Estratégia inteira baseada apenas nelas é um enorme risco!

As curtidas no Instagram são muito valiosas? Sim. Mas o mundo não se resume ao Instagram.

Considere elaborar uma Estratégia Digital que tenha outras opções de mídias, que possua um site otimizado que seja enxergado pelo Google, e também a utilização de outros canais de comunicação.

Então o que você precisa fazer agora é planejar um conteúdo relevante e genuíno, com publicações segmentadas e com alto potencial de engajamento, sempre norteadas por uma boa estratégia digital!